Implementation of New Hybrid AHP–TOPSIS-2N Method in Sorting and Prioritizing of an it CAPEX Project Portfolio
The purpose of this paper is to analyze the results obtained by the information technology (IT) governance committee (ITGC) of a company undergoing a strategic realignment in the sorting and prioritizing of its portfolio of IT investment projects (CAPEX). The establishment of committees is one of the best practices in corporate governance, and it is often associated with the sorting and prioritizing of project alternatives, a problem typical of multicriteria decision-making (MCDM) and multicriteria decision analysis (MCDA). One of the aids to resolve this problem was the development of a methodology in steps, and a new hybrid multicriteria method consists of the analytic hierarchy process (AHP) and technique for order of preference by similarity to ideal solution-2 normalization (TOPSIS-2N) techniques. The application of the hybrid AHP–TOPSIS-2N model proved to be consistent and robust, generating two priority sorting possibilities aligned with the strategic situation of the organization and a range of improvements in terms of governance and processes for the ITGC of the company.
Aplicação do método híbrido AHP-TOPSIS-2N para seleção de um helicóptero de ataque a ser adquirido pela Marinha do Brasil
Este artigo tem como objetivo aplicar o método híbrido AHP-TOPSIS-2N para seleção de um helicóptero de ataque a ser adquirido pela Marinha do Brasil. Foram comparados seis modelos de helicópteros, dentre os mais utilizados pelas Forças Armadas de países desenvolvidos. O helicóptero selecionado seria empregado no apoio de fogo necessário às Operações Anfíbias do Corpo de Fuzileiros Navais. Os helicópteros tiveram seis critérios -velocidade máxima, carga útil, quantidade de foguetes, quantidade de mísseis ar-terra, alcance, canhão principal e quantidade de munições para os canhões –avaliados por oficiais aviadores da Marinha do Brasil. A aplicação do método AHP-TOPSIS-2N apresentou como resultado duas listas de ordenação e priorização dos helicópteros, proporcionando uma análise de sensibilidade mais rica e robusta, trazendo maior segurança, transparência e simplicidade ao processo decisório Após a aplicação do método, a aeronave AH-64E APACHE foi escolhida como a mais indicada a ser adquirida para o cumprimento da missão.
Aquisição de um helicóptero de ataque para o Corpo de Fuzileiros Navais: um olhar sob a perspectiva do método AHP-TOPSIS-2N
Este artigo tem como objetivo aplicar o método híbrido AHP-TOPSIS-2N para seleção de um helicóptero de ataque a ser adquirido pela Marinha do Brasil. Foram comparados seis modelos de helicópteros, dentre os mais utilizados pelas Forças Armadas de países desenvolvidos. O helicóptero selecionado seria empregado no apoio de fogo necessário às Operações Anfíbias do Corpo de Fuzileiros Navais. Os helicópteros tiveram seis critérios - velocidade máxima, carga útil, quantidade de foguetes, quantidade de mísseis ar-terra, alcance, canhão principal e quantidade de munições para os canhões – avaliados por oficiais aviadores da Marinha do Brasil. A aplicação do método AHP-TOPSIS-2N apresentou como resultado duas listas de ordenação e priorização dos helicópteros, proporcionando uma análise de sensibilidade mais rica e robusta, trazendo maior segurança, transparência e simplicidade ao processo decisório Após a aplicação do método, a aeronave AH-64E APACHE foi escolhida como a mais indicada a ser adquirida para o cumprimento da missão.
Aplicação do método híbrido AHP-TOPSIS-2N para escolha de sistema de transporte urbano: um estudo de caso no município de Magé/RJ
O deslocamento no espaço é um pré-requisito para o atendimento das necessidades econômicas e sociais da população. A ineficiência do transporte urbano impacta principalmente as famílias de renda mais baixa. Os efeitos negativos vão bem além do desconforto e perda de qualidade de vida: quanto maior o tempo (e custos associados) de deslocamento, menos disponibilidade de tempo para educação e menor participação na força do trabalho. Para chegar à capital, o morador de Magé possui algumas alternativas de transporte (ônibus, carro particular, integração ônibus-trem, van) que possuem inúmeras variáveis tais como: tempo de viagem, acessibilidade, custo, conforto, segurança. Tornando essa escolha uma tarefa complexa. Diante disto, foi utilizado o Método AHP-TOPSIS-2N para seleção de um meio de transporte, para a chegada do cidadão mageense ao centro do Rio de Janeiro, chegando a conclusão de que o modal do tipo ferroviário seria a melhor opção para o caso estudado, tendo em vista o baixo custo reduzido e tempo de deslocamento.
Seleção da melhor configuração de poço de petróleo para o desenvolvimento de um campo utilizando o método AHP TOPSIS 2N
O objetivo deste artigo é apresentar os resultados obtidos na seleção da melhor configuração de um poço de petróleo offshore para o desenvolvimento de um campo de petróleo utilizando um método de apoio multicritério à decisão (AMD). A atividade de seleção de configuração de projeto de poços é fundamental para uma companhia petrolífera, impactando nos prazos, custos e riscos de um projeto de desenvolvimento. Por tratar-se de uma atividade complexa, geralmente envolve times multidisciplinares (geologia, reservatório, elevação e escoamento, sistemas submarinos, perfuração, completação etc.). O artigo apresenta três configurações pré-selecionadas por este time multidisciplinar e os critérios definidos para avaliar estas configurações. O método de AMD AHP-TOPSIS-2N foi aplicado para a definição da melhor configuração a ser utilizada. Palavra-chave: Configuração de Poços; Multicritério; Tomada de Decisão; AHP-TOPSIS-2N.
Aplicação do método híbrido AHP-TOPSIS-2N para ordenação da execução de furos de alívio em revestimentos de poços de petróleo sob risco de colapso
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma aplicação prática da ferramenta AHP TOPSIS 2N, como suporte para a tomada de decisão na indústria de petróleo e solução para o problema de ordenação e priorização de uma lista de doze poços injetores de fluidos a sofrerem intervenção para execução de furos de alívio (para redução de pressão interna dos revestimentos). Poços injetores de fluidos são usados para manter a pressão interna do reservatório de petróleo e com isto garantir maior fator de recuperação de óleo e gás natural do reservatório. Quatro critérios foram selecionados por especialistas como sendo os mais relevantes para a construção da matriz de decisão: perda de produção, tempo de vida útil do poço até colapso, tempo até troca de linha de injeção devido fenômeno de SCC CO2 e tipo de fluido contido nos espaços anulares entre revestimentos de poço. Com os dados coletados através de metodologia simplificada, foi executado o programa AHP TOPSIS 2N, que é considerado um método misto de apoio à decisão. Como resultado, duas listas de ordenação e priorização das alternativas foram determinadas, trazendo assim maior segurança e simplicidade ao processo decisório.